Wednesday, April 05, 2006

Notícias de Penella; Apontamentos Históricos e Archeológicos; Typ. da Casa Minerva, Lisboa, 1884

pág 68: Ladainhas
Que de tempo immemorial se juntava sempre a camara na egreja de Santa Eufémia, por ser Real, e d'aqui sahiram sempre as ladainhas, e da egreja de S. Miguel sahirão os priores com a sua cruz em communidade e se vinham incorporar com a ladainha que sahia da egreja de Santa Eufémia, e proseguião até chegarem à dita capella de S. Jorge, onde se suspendia por não poder ir à camara acompanhal-a até à capella de S.Simão, aonde no primeiro dia se hia terminar, e no segundo à capella de S. Gens, e no terceiro à da Senhora do Outeiro, pela grande distancia em que ficam; mas como a dita capella de S. Jorge se arruinasse se suspendia a ladainha diante de um Senhor cruxificado que está próximo da dita capella em um passo, no que nunca houve duvida.

pág 168:
Que a residência dos magistrados nésta villa só pode interessar aos moradores da villa e às pequenas aldeias limitrophes, que são Chainça, Covão do Porco, Melhorado, Espinheiro, e alguns quatro moradores de Rabarrabos, cujos logares pertencem à jurisdição do Rabaçal.

pág 182: Feiras
Diz a tradição que houve em Penella tres feiras que duravam alguns dias - S.Sebastião, S.João e S.Miguel; que a ponte da Veia sobre o Rio Dueça, formada de tres arcos, dos quaes ainda existem dois, na disponibilidade, fôra mandada construir pelos commerciantes, que do lado oriental concorria às ditas feiras.

pág 206:
Morador de Rabarrabos "Sr. Doutor. É importante a nossa povoação, mas não temos caminho de carros (de bois) nem de cavalgadura, nem agua, nem nada! Ha cincoenta annos que pagamos pesadas contribuições, como compete ao povo, e não gosamos beneficio algum."

pág 212:
Principalmente as povoações d'Alfafar, Chainça, Rabaçal, Podentes e Rabarrabos produzem magnifico vinho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home